25 de agosto de 2009

O concorrente do Frangó



Aberto no final do ano passado, o bar Melograno (Rua Aspicuelta, 436, Vila Madalena) tornou-se em pouco tempo um ponto de referência em São Paulo para quem gosta de cerveja. É o primeiro verdadeiro concorrente do Frangó (Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 168, Freguesia do Ó), cada um na sua, desde sua inauguração, em 1987.

Oferece mais de 130 rótulos, de 13 países. Vez ou outra, realiza degustações da bebida e promove festivais temáticos - até neste domingo (30), por exemplo, as garrafas escocesas estão com preços mais baixos.

Quem está por trás do barzinho é o Eduardo Passarelli, que conhece tudo sobre brejas e é autor de um bom blog sobre o tema, o Edu Recomenda.

Uma de suas sacada foi promover uma harmonização das cervejas com sanduíches, crostines, paninis e surpreendentes cebolas assadas entremeadas com recheios, tudo preparado no forno a lenha.

A outra é investir no processo de servir a cerveja, cada uma em um copo apropriado e sempre trocando os copos a cada garrafa. O cerimonial, por assim dizer, é bem-vindo, é bem legal, mas não pode ter espaços para exageros - o garçom, aliás, se atrapalhou pelo menos uma vez quando estive lá.

Afinal, apesar do preço salgado de algumas marcas e da tendência de trazer rituais do vinho para as geladas, cerveja precisa ser tomada como cerveja, num clima de simplicidade, sem frescurite.

Alertado disso, escolha sentar-se numa das mesa do salão dos fundos, com vista para o forno a lenha e com um teto retrátil para garantir refresco nas noites quentes.

Nota para a seção quizz dos bares: Melograno foi um bar de música ao vivo, que também ficava na Fradique Coutinho, também na Vila Madalena, liderado pelo saxofonista argentino Hector Costita. Achei um vídeo no Youtube sobre o pico. Clique aqui para ver.

Um comentário:

Giovanna disse...

Acredito que o Frangó seja um dos melhores bares de SP. Mas, hoje já tem outros bares muito bons que concorrem de igual pra igual. Por exemplo, no quesito coxinhas deliciosas o Bar do Veloso (http://www.locamob.com.br/veloso-bar/details) é um forte concorrente, pois suas coxinhas são maravilhosas.