4 de janeiro de 2011

Foto de boteco

Sempre é legal observar fotos antigas de botecos. Como espaços de sociabilidade urbana, os bares mostram sem enganação, muitas vezes com bom humor, um retrato da sociedade do lugar em que estão instalados. Sem hipocrisia nem encenação.

A belíssima foto abaixo, de 1936, é da brilhante fotojornalista americana Margaret Bourke-White. Publicada originalmente na revista Life, a imagem retrata um bar nas proximidades do Rio Missouri, no estado americano de Montana, próximo da construção de uma represa.

Além de mostrar um balcão clássico e copos de uma dose (para beber bourbon?), o retrato nos conta um pouco do que era viver o dia a dia na região naquele tempo. Chama atenção de a personagem central ser uma mulher, o que não imagino ser comum no noroeste americano nos anos 1930.

Os outros detalhes são um cartaz informando não servir bebidas para índios, versões gringas das nossas plaquinhas 'Fiado apenas para maiores de 80 anos acompanhados dos pais' e uma poster elogiando o então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, em seu primeiro mandato.

Sem dúvida, digna deste blog para amantes da cultura de boteco.

(Clique aqui para ver um ensaio de fotos de Margaret Bourke-White)

3 comentários:

Raquel disse...

Essa foto é maravilhosa. Um ótimo achado, Edu.

Zé Raimundo Padilha disse...

Edu, o Bares e Futilidades já está no 1º Censo dos Blogs de Cerveja.

Peço que verifique suas informações, corrija e acrescente, caso necessário:

https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AuIvDWGMrRP7dHhCMGg5N19EbGI1cW5rbXdONnZTa0E&hl=pt_BR&authkey=CNzG81M

Obrigado!

José Raimundo Padilha

Raquel disse...

Bom dia! Sou assessora de imprensa do Clube do Malte e gostaria de ter seu contato em nosso mailing. Poderia me passar: e-mail, telefone, endereço e nome do responsável?
raquel@pg1com.com

Obrigada!

Raquel Leite.