20 de dezembro de 2006

Pé-sujo italiano

O Amigo Gianotti é a versão boteco das cantinas italianas do Bixiga. Aberto nos anos 60, o bar está instalado num imóvel do início do século 20, em plena Rua Santo Antonio, pertinho do início da Treze de Maio. A fachada com detalhes em verde e vermelho revela que você está no lugar certo.

Não se intimide com as instalações simples do boteco e peça logo uma cerveja gelada e uma fogazza, a principal especialidade gastronômica do lugar. Frito na hora, o salgadinho é preparado com mais de dez recheios diferentes. Muito bom! Outro tira-gosto prestigiado é o croquennotti, feito com massa de nhoque recheada com provolone e parmesão.

A inusitada decoração foi sendo montada com o tempo, sem obedecer nenhuma lógica. A camisa da Azurra campeã da Copa de 2006 divide espaço, por exemplo, com um jacaré empalhado e dois detalhes que revelam um pouco da preferência política do "seo" Gianotti há 40 anos: um santinho de Getúlio Vargas com Ademar de Barros, da eleição de 1950, e diversos broches de vassourinha, distribuídos quando o Jânio Quadros foi candidato a vereador.

Como um legítimo pé-sujo, as mesas de madeiras espalham-se pela calçada. É ali que a galera (universitários, artistas frustrados, curiosos, fãs de fogazza, amigos do Gianotti etc...) prefere ficar nos dias de muito calor.

As imagens abaixo, parte de um ensaio que o fotógrafo Fernando Angulo disponibilizou em seu site, dão uma boa idéia do clima descontraído do botecão.



2 comentários:

Anônimo disse...

Aê!!
Gênio!
Amigo Gianotti é um dos melhores bares que conheço.
Sempre que posso vou.
Só faltou você falar do Magrão.
O gênio Magrones.
Abraço e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Conheci o BAR do Gianotti a um tempo atras ...

Initmidada com o jacaré acabei descontraindo com o próprio anfitrião da casa , que nos recebe sempre com um enorme sorriso a La italiana ...

As fogazzas deliciosamente preparadas na hora são uma tentação a lasagnha sempre com gostinho de quero mais ...

Sempre que tenho a oportunidade indico e vou ate alá aproveitar as delicias da casa...

Como diz o Blog não se intimide com a aparencia atras daquela portinha se esconde as delicias italianas que a familia reserva :-)