9 de agosto de 2007

O retorno e a monografia

Leitores, voltei. A ausência de posts por três meses não significa, de forma alguma, que eu deixei de visitar os bares e botecos da vida. O tempo ficou mais curto por causa do nascimento da primeira herdeira e da monografia da pós-graduação. O tema é uma tendência que tem tudo a ver com nosso espaço aqui: os bares como espaço de marketing.

Abaixo, um breve resumo do estudo - depois penso numa forma de publicar as 25 páginas na íntrega. Enquanto isso, passem sempre por aqui para ver as novidades e curiosidades do universo botequeiro.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar como os bares se tornaram alvos de ações de merchandising de empresas de diversos setores, especialmente do de bebidas alcoólicas e de cigarros. A análise abre traçando um breve histórico dos bares como estabelecimento comercial. O estudo enumera ainda as características que fazem do empreendimento um ponto de venda de alto valor agregado, em que seus freqüentadores estão, por uma série de razões, mais pré-dispostos a receber mensagens publicitárias, não importa se em ações de degustação, blitz de distribuição de produtos ou merchandising digital. A discussão permeia temas como o reforço do trabalho de relações-públicas de grandes anunciantes com os comerciantes, o promissor negócio da rede fechada de televisão e a legislação cada vez mais rigorosa para cigarros e bebidas alcoólicas.

Um comentário:

Gustavo Rodrigues disse...

Parabéns pelo blog! O conteúdo está excelente...
Interessei-me pelo seu trabalho e, à proposito, estou fazendo uma monografia sobre bares. Mais precisamente trata-se de um plano de negócios para a abertura de uma cachaçaria em Fortaleza. Se puder me disponibilizar o conteúdo integral do trabalho acredito que servirá como uma excelente fonte de pesquisa. Meu email é: gustavogrodrigues@yahoo.com.br
Vlw!