30 de setembro de 2013

Aperol spritz quer seduzir os brasileiros

Cartaz da década de 1990 de autoria de Lorenzo Mattotti

Bares paulistanos vão ganhar um ar europeu neste verão. Pelo menos é essa a expectativa do pessoal de marketing da Campari ao apresentar um projeto para convencer os brasileiros a experimentar (e beber muitos) o drinque aperol spritz.

O coquetel tem o leve amargor do Aperol, bitter criado em 1919 em Padova, na região italiana do Vêneto, e comprado pela Campari em 2003. Sua marca registrada é a coloração alaranjada. Com 11º de teor alcoólico, a bebida é uma infusão de ruibarbo, genciana, quina e outros ingredientes.

Completam a receita (facílima de preparar) espumante, água com gás (o spritz, vindo do alemão) e muito gelo. Para ninguém errar, a receita vem na embalagem do aperitivo.

O coquetel tem seu charme. Ele foi escolhido em 2011 pelo ‘The New York Times’ como a bebida do verão na Europa. O visual cor de laranja, a leveza do espumante e sabor suave contribuem para atrair as mulheres – os paladares masculinos experientes vão continuar preferindo um bom negroni com Campari.

O primeiro passo da Embaixada Aperol Spritz, nome do projeto, é ensinar barmen a preparar o coquetel da maneira adequada, mostrando alguns segredinhos. Serão onze estabelecimentos 'certificados' em São Paulo até o fim do ano. O plano é incluir Rio de Janeiro e Florianópolis no roteiro no ano que vem. A responsável pela tarefa de difundir o aperol spritz é da bartender Talita Simões.

Assim como outras bebidas italianas, cartazes serviram de ferramenta de propaganda. Confira alguns deles.








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