23 de novembro de 2010

Vodca e cultura de boteco

O livro Rei da Vodca - A Saga Família Smirnov e a Construção de um Império está dentro da categoria que eu chamo de literatura de boteco. Ao contar a história da marca de vodca mais vendida do mundo, a Smirnoff, traz um monte de curiosidades bacanas.

Algumas delas:

- No início do século XIX, a lei russa proibia qualquer estabelecimento de bebida alcoólica a menos de 85 metros da entrada de uma igreja

- A origem da coroa na logomarca da Smirnoff está ligada ao fato de seu inventor, um ex-servo, ter como objetivo agradar os czares no século XIX

- Donos de tabernas exageravam no sal e na pimenta para aumentar a sede dos consumidores de vodca.

- O primeiro anúncio da então vodca Smirnov veio em 1881 - e criticava a onda de vodcas falsificadas que inundaram o mercado russo.

- O dono da marca nos Estados Unidos convocou um elenco estrelado para fazer propaganda da vodca nos anos 1960 e 1970 (clique aqui para ler a matéria no blog)

- Smirnoff aparece em 21 dos 22 filmes de James Bond

Um comentário:

Guia de Serviços disse...

Olá Edu, tudo bem?
Seu blog é super interessante! Parabéns!
Abraços;

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