3 de agosto de 2005

Primeiro Lugar

Faço questão de inaugurar o blog convidando todos a conhecer um dos dez melhores botecos de São Paulo, o Bar do Elídio (Rua Isabel Dias, 57, 6966-5805).

E nem adianta dizer que tomou um chope na filial do Mercadão porque não vale. Bom mesmo é separar uma tarde para conhecer a matriz, na Mooca. Montado bem na entrada, seu balcão de aperitivos é o mais famoso e sortido da cidade, com cerca de 120 itens nos finais de semanas.

Acomodados em travessas de vidro, queijos, cebolinhas, berinjela, frutos do mar, lingüiças, tremoços, roll-mops (sardinha salmourada com cebolinha) e outras comidinhas dão água na boca. Monte o prato e pague por peso.

O cardápio traz porções de pastéis sequinhos e outros aperitivos raros nos bares da moda, como o salpicão, o fígado à veneziana e a alheira, produzida artesanalmente por um português que vive no bairro.

Enquanto belisca alguma coisa, ao lado de um chopinho cuidadosamente tirado de uma máquina alemã com 180 metros de serpentina, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a história do futebol paulista.

Suas paredes são ocupadas por pequenas relíquias como uma camisa do Santos autografadas pelo Pelé e fotos com escalações de times paulistas e cariocas das décadas de 50, 60 e 70. A coleção de imagens é tão representativa que foi utilizada como cenário pela produção do filme Boleiros, de Ugo Giorgetti.

Nenhum comentário: