11 de novembro de 2007

Botecos para gastrônomos

A revista da Prazeres da Mesa fez um interessante levantamento para descobrir os melhores bares do Brasil. Convidou 32 botequeiros (o blogueiro aqui teve a honra de estar entre eles) para indicar os dez bares mais bacanas em sua opinião. Valia de tudo, de pé-sujo histórico a chiquérrimos bares de hotel. O resultado é uma reportagem de vinte páginas na edição de outubro.

Ali, estão 33 ótimas dicas para beber um chope e comer uma coisinha gostosa - tem muito mais boteco do que bar chique, para a alegria do blog. O primeiro lugar coube ao Astor, bar presta uma justa homenagem à boemia. São Paulo é o endereço de 16 deles (cabe aqui dizer que mais de um terço dos jurados são da capital paulista). A segunda cidada mais citada é o Rio de Janeiro, com 8 lugares. Também estão no guia da publicação especializada em gastronomia Belo Horizonte (com 3 estabelecimentos), Recife (2), Curitiba (1), Campinas-SP (1), Campos do Jordão-SP (1) e Florianópolis (1).

A edição traz também receitas de um tira-gosto da maior parte dos botecos listados. Aprenda, por exemplo, a preparar o Escondidinho de carne-seca com aipim, do paulistano A Lapinha; a língua de boi ao molho, do Bar do Careca, de BH, e o bolinho de bacalhau do carioquíssimo Bar do Serafim.

Se tiver pressa, tem de comprar. A revista costuma colocar parte das reportagens em seu site apenas de dois a três meses após a publicação.

Nenhum comentário: