13 de agosto de 2013

Chupitos, drinques feitos em copinhos de pinga


O recém-inaugurado bee. w bar resolveu investir em um tipo de drinque muito comum na Espanha, mas raríssimos em bares brasileiros: os chupitos.

São receitas preparadas naqueles copinhos de pinga, de 50 mililitros. O cardápio traz 36 variedades, servidas sempre geladinhas. Custam de 5 a 15 reais cada.

É uma brincadeira colorida. O melhor dos seis que experimentei, e que tem o nome do bar, é amarelado. Traz cachaça com mel, limão cravo e limão tahiti. Laranjinha, o julep mistura gim, Aperol, citrus e hortelã e também é bem gostoso.

O apple jack é vermelho e tem uma combinação, digamos, desafiadora: uísque, xarope de maçã e suco de cranberry. Se preferir verde, aposte no não menos inusitado green grass, que leva saquê,  licor de melão e suco de limão.

A carta também inclui versões clássicas em copinhos de uma dose. Tem o mini-cosmopolitan, o mini-manhattan, o mini-bloody mary , o mini-tequila sunrise e o mini-black russian.

O bar, anexo do hostel bee. w, mantém um ranking dos maiores bebedores do chupitos em apenas uma noite - – e não se engane pelo tamanho, pois em quase todos os quase são 50 mililitros só de álcool, sem água nem gelo.

A cada dez drinques, o bebedor ganha um copinho de shot com o logo do bar. Se colocar vinte para dentro, o prêmio é uma sandália Havaianas. O campeão do ano ganha um final de hospedagem no hostel. O mais-mais até o momento é um manauara de estômago forte, capaz de consumir 42 chupitos em uma noitada.

A sorte dele é que ele estava hospedado em um dos sete quartos temáticos do bem-equipado albergue, inaugurado em maio.

Duas dicas para garantir o lado do estômago: um cremoso bolinho de mortadela e os sensacionais quadradinhos de tapioca, que chegam à mesa com mel e geleia de pimenta.

O bar, instalado em uma agradável varanda, fica em São Paulo, pertinho da Paulista, na Haddock Lobo, 167.

Nenhum comentário: