11 de dezembro de 2014

Marketing para vender uísque no Japão: novela!


Uma novela japonesa conseguiu atingir o objetivo de marketing de muitos rótulos de uísque: encontrar um novo público para a bebida.

Exibido seis dias por semana, ‘Massan’ tem agradado aos telespectadores ao contar a história de amor de Masataka Taketsuru e de sua mulher, a escocesa Rita, que enfrentaram o preconceito ao casamento entre uma europeia e um oriental há quase um século e trabalharam juntos para produzir uísque de primeira qualidade no Japão: o Nikka Whisky

O resultado foi um aumento de 50% nas vendas de Nikka nos três primeiros meses de exibição da novela, que estreou em setembro e termina em março de 2015. “Nós queremos que as mulheres fiquem mais familiarizadas em beber uísque em casa para manter esse boom de vendas vivo” afirmou a porta-voz da Asahi, dona da marca Nikka, para o Yomiuri Shimbun. A Suntory, sua principal concorrente, também aproveitou a onda e lançou uma limitada inspirada no período em que se passa a trama, na primeira metade do século XX.

A história começa em 1918. Com 24 anos, o jovem japonês partiu sozinho para a Escócia, via Estados Unidos, para aprender os segredos das destilarias escocesas – ele foi o primeiro nipônico a aprender sobre o tema da Universidade de Glasgow. Na Europa, ele conheceu e casou com Rita. Juntos, navegaram para o oriente para montar uma destilaria com os preceitos do povo do kilt e da gaita.

O sonho vingou apenas em 1934 quando ele construiu sua fábrica em Yoichi, na ilha de Hokkaido. A primeira garrafa de Nikka Whiski chegou ao mercado em 1940. O trailer da saga (abaixo) é divertido, embora possa parecer capenga para quem está acostumado com novelas brasileiras e séries americanas



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