12 de julho de 2013

A quarta geração de coquetéis do Sub Astor

Barbosa fizz
A nova carta de coquetéis do bar paulistano Sub Astor é mais uma prova que a criatividade na mixologia pode ir muito longe. Os cuidados na elaboração dos 27 drinques vão muito além da mistura de bebidas. Toda receita tem um copo especial, uma razão de ser, uma história inspiradora...

O barbosa fizz, por exemplo, é um negroni adaptado ao samba de Adoniran Barbosa. Combina o sabor marcante do Campari com tequila e um colarinho de chope – o meu preferido dos cinco ou seis que experimentei. O walker... on the beach é uma evolução da mania brasileira de uísque com água de coco – só que com água de coco gaseificada, com toques de tucupi e de um preparado com algas marinhas.

A grande novidade da quarta geração de drinques do lugar é o destaque para um fator que quase ninguém dá bola: o gelo.  No kaizoku-no sling, ele tem função decorativa. Pedrinhas ajudam a compor uma flor na mistura de ingredientes brasileiros e japoneses (a aguardente de banana combina com chá verde e outras cositas).

O gelo assume importância prática no barriga toronto, um drinque inspirado no período pré Lei Seca americana. Com uísque, lances do bitter italiano Fernet Branca e de melado de cana de Abaetetuba (no Pará), o coquetel é servido ‘on the diamond’, uma pedra de gelo cristal, quase o dobro do tamanho original,  aparada com uma faca especialmente importada do Japão. 

Quem assina as novidades é o bartender italiano Fabio la Pietra, que trabalhou por dois anos no estiloso bar londrino Montgomery Place e está há três meses na casa.

Cada trago custa de 23 a 33 reais. Como são trabalhosos no preparo, eles nem sempre chegam tão rápidos às mãos do cliente como uma caipirinha ou uma margarita frozen. Relaxe. Curta a o clima de clubinho, a trilha sonora de primeira e aprecie a impressionante habilidade dos barmen. Quando chegar, vai valer a espera. 

Kaizoku-no sling
Barriga Toronto

Nenhum comentário: