4 de julho de 2013

O hambúrguer certo com a cerveja certa



Para começo de conversa, a hamburgueria Vapor Burger está instalada em um imóvel clássico para os primeiros anos da Vila Madalena como bairro boêmio. No 1464 da Fradique Coutinho funcionou por mais de uma década o clássico Estação Vila Bar.

Os donos remodelaram totalmente o espaço para abrigar a lanchonete – da comprida área externa onde ficavam mesas de madeira pesada, só resta a árvore localizada logo depois da escada da entrada, que foi preservada no modernoso projeto arquitetônico.

O barato aqui é comer hambúrguer com cerveja. Não é qualquer sanduíche: as carnes são preparadas no vapor. A técnica elimina parte da gordura sem alterar o sabor. “Não grelhamos, não fritamos e não usamos chapa”, alerta o cardápio. Os lanches são apetitosos.  O australiano tem rúcula, mix de queijos (com gorgonzola), cebola confitada e o hambúrguer de entrecôte.

O cardápio traz sugestões de cerveja para acompanhar. Esqueça as importadas (garrafas da Brooklyn Brewery, entre outras) e peça uma das variedades da ótima cervejaria catarinense Eisenbahn. São mais baratas e bem mais saborosas (a weizenbock, feita de trigo e não filtrada, é excelente nos dias frios).

Três poréns. 1) O mais grave é oferecer cerveja em inadequados potes de vidro (foto abaixo). Sim, sim, são charmosos, mas o melhor mesmo é servir em copo ou taça. 2) A acústica do salão é ruim, o que significa muito burburinho mesmo com poucas mesas ocupadas. 3) A lanchonete fecha cedo, perto da meia-noite, muito, mas muito esquisito para quem se acostumou a entrar madrugada adentro no Estação Vila Bar (uma fotinho aqui embaixo para matar a saudade).







Nenhum comentário: