5 de julho de 2013

Campari com toque fascista



O aperitivo italiano Campari foi um dos pioneiros a investir em propaganda no mercado de bebidas – o primeiro anúncio no jornal Corriere della Sera é de 7 de janeiro de 1880.

Uma de suas estratégias do fim do século XIX até o mais da metade do século seguinte era contratar artistas para desenhar cartazes com objetivo de ganhar visibilidade nos pontos de venda.

Em 1932, a marca encomendou uma música para exaltar a bebida. Contratou o compositor Fernando Crivel, que começava a ficar conhecido por suas canções fascistas. Ele compôs L'ora del Campari
Em ritmo de marcha, a letra diz que o Campari fechou a alegria, quente e vermelha, dentro de uma garrafa.

E termina assim (clique aqui para ver a letra completa, a tradução e ouvir o som):
'Se d’affanni, vecchi malanni,
non si sente più novella,
se ciascun sorride lieto
e la vita trova bella,
se ragione misteriosa
a gioir ciascuno appella,
questa è l'ora senza pari,
questa è l’ora del Campari!'

A música foi recuperada recentemente para compor um anúncio do Camparisoda, uma espécie de Smirnoff Ice de Campari vendido na Itália.

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