25 de julho de 2013

Cerveja com chocolate. Alguém se habilita?

Poucos têm coragem de beber cerveja e comer chocolate ao mesmo tempo. Ainda assim, mestres cervejeiros investem em receitas com cacau na composição da bebida. O tipo escolhido para combinar o improvável é o imperial stout, que tem como característica um grau de teor alcoólico maior do que as pilsens do dia a dia, uma coloração quase preta e um sabor de maltes tostados.

O mais recente lançamento brasileiro é a Dado Bier Double Chocolate Stout, produzido pela cervejaria gaúcha em parceria com a fábrica de chocolate Kopenhagen – justamente uma imperial stout. A bebida tem 10,5% de teor alcoólico e tem em sua composição chocolate 70% cacau, cevada torrada, aveia e malte tipo chocolate. A garrafa de 600 mililitros está à venda em uma embalagem com oito tabletes 70% cacau e uma taça – o que ajuda no marketing, mas atrapalha quem só quer saber da breja.

Pelo menos outros dois fabricantes brasileiros tem variações com chocolate. A Baden Baden, de Campos do Jordão, lançou em maio uma ale preparada com malte tostado, baunilha e cacau, com 6% de teor alcoólico, indicada para sobremesas. A imperial stout Wäls Petroleum, de Belo Horizonte, é maturada com cacau bruto torrado belga, 12% de teor alcoólico e tem (esta eu já provei) um corpo aveludado, delicioso. Em vez de tampa, a garrafa é arrolhada. A receita foi feita para os mineiros pela cervejaria DUM, de Curitiba, que também engarrafa com o seu rótulo.



Nenhum comentário: